Marcelo Reis torna-se sócio da operação nacional da The Cyranos

Depois de ter deixado os postos de CEO e CCO da Leo Burnett Tailor Made em dezembro, Marcelo Reis torna-se sócio da Troup/Cyranos. A operação brasileira faz parte da rede independente espanhola The Cyranos.
Por aqui, o escritório iniciou atividades há um ano sob o nome f+e/cyranos, com Fernanda Antonelli, que permanece à frente dos negócios, e com Edu Lima, que saiu da operação da qual era sócio e responsável pela criação. Desde que foi fundada, a agência desenvolveu projetos para clientes como Santander e Kellogg’s.
Reis esteve por nove anos na Leo Burnett, agência do Publicis Groupe, como CEO. Antes disso, foi vice-presidente de criação da agência por quase quatro anos.
Para o lugar do profissional, a liderança brasileira da holding apontou Fernando Diniz. Até então, ele dividia a copresidência da DPZ com Benjamin Yung, o BJ, que segue como único CEO da agência.
Dinheiro em Espécies Santander transforma animais de cédulas de real em personagens

Com o objetivo falar sobre educação financeira com crianças e pais, o Santander apresenta a série animada “Dinheiro em Espécies”, cocriada pela agência F+E/Cyranos, o canal Gloob e a produtora Animuz.
Transformando animais das cédulas de real em personagens, a animação terá seis episódios de 2 minutos cada (assista aos dois primeiros, abaixo), exibidos nos canais de TV por assinatura Gloob, Viva e GNT, e no Mundo Gloob, no YouTube.
Com roteiros avaliados por consultores, especialistas em comunicação e em educação financeira para o público infantil, os episódios abordam temas como “De onde vem o dinheiro”, “Como são as notas de dinheiro”, “Como lidar com a falta de dinheiro”, “Diferença entre querer e precisar”, “Como fazer a mesada durar” e “Planejamento financeiro”.
Santander apresenta série infantil sobre educação financeira

O Santander lança seu primeiro produto cultural voltado às crianças com a série animada “Dinheiro em Espécies”, uma co-criação entre a agência f+e/cyranos, o Gloob, canal infantil da Globo e a produtora Animuz. Com o objetivo de engajar crianças e pais em educação financeira por meio de conteúdos educativos, a ação vai transformar animais das cédulas de Real em personagens lúdicos. A animação vai ao ar a partir do dia 20 de outubro e conta com 6 episódios de 2 minutos cada, que serão exibidos nos canais Gloob, Viva e GNT e no canal MundoGloob no Youtube.
Os episódios de Santander Dinheiro em Espécie abordam temáticas específicas dos princípios da educação financeira para o público infantil: “De onde vem o dinheiro”; “Como são as notas de dinheiro”; “Como lidar com a falta de dinheiro”; “Diferença entre querer e precisar”; “Como fazer a mesada durar”; e “Planejamento financeiro”. A série teve seus roteiros avaliados e chancelados por consultores técnicos especialistas em comunicação e em educação financeira para o público infantil.
Minueto busca se fortalecer no mercado com primeira campanha de comunicação

Acreditamos que para um negócio acontecer, a liderança da agência deve estar próxima dos clientes, “também com o ‘dedo no pulso’do negócio. Nessa entrevista, a Sócia-Fundadora da agência, Fernanda Antonelli, é entrevistada é entrevistada junto com Cristina Monteiro, CMO da Kellanova no lançamento da campanha.
f+e/cyranos veicula primeira campanha para Minueto

Insights humanos trazem maior engajamento com o consumidor. Quem nunca se sentiu paralisado com muitas opções para escolher? Com base nessa verdade é criada a primeira campanha da f+e/Cyranos para a marca.
Cada vez fica mais difícil escolher. Como essa verdade do consumidor, a f+e/Cyranos cria sua primeira campanha para marca de biscoito.

Tantas opções no mundo contemporâneo podem nos levar à paralisia, segundo o psicólogo norte-americano Barry Schwartz. Esse cenário é a inspiração para a primeira campanha institucional da marca de biscoito wafer Minueto.
Criada pela F+E/Cyranos, a comunicação pretende posicionar o produto como a “escolha mais fácil de ser feita por quem já está mentalmente saturado com o excesso de ofertas” e, consequentemente, “paralisado diante da necessidade de escolher”.
O esforço é composto por filmes para TV (assista a um deles, abaixo), peças para mídia exterior e conteúdos digitais para plataformas de vídeo. A proposta é trazer situações corriqueiras que exigem escolhas, mas que as pessoas, literalmente, travam.
“A nossa estratégia nasceu do fato de que quanto mais opções de escolha, mais confusos ficamos. E isso nos paralisa. Assim é o paradoxo da escolha. A nossa campanha mostra com ironia fina como todos nós passamos pelo mesmo drama na hora de escolher. Mas esse drama não existe na hora de escolher o biscoito Minueto”, defende Edu Lima, sócio-fundador e CCO da F+E/Cyranos.
O material para mídia exterior traz peças all type com fundos em cores vivas e perguntas como: “Escolher o crush da sua vida está deixando você bugado?” ou “Escolher qual música ouvir está deixando você paralisado?”.
A comunicação está focada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Campanha Completa da f+e/Cyranos para Minueto explora “Paradoxo da Escolha” em mensagens adaptadas a diversos meios.

A agência de publicidade f+e/cyranos, de Fernanda Antonelli e Edu Lima, assina a primeira campanha institucional da marca Minueto.
A ação posiciona a marca como a escolha sem erro e mais fácil de ser feita por quem já está mentalmente saturado com o excesso de ofertas, e por isso paralisado diante da necessidade de escolher.
Publicidade
Composta por 2 filmes, em versões de 30” e 15”, peças de mídia exterior e conteúdos digitais para plataformas de vídeo, a campanha apresenta de forma bem-humorada situações corriqueiras que exigem escolhas, e diante das quais as pessoas, literalmente, travam.
Edu Lima, sócio-fundador e CCO da f+e/cyranos explica que, “A nossa estratégia nasceu de um insight humano, da nossa detalhada observação sobre o comportamento contemporâneo. É fato: quanto mais opções de escolha, mais confusos ficamos. E isso nos paralisa. Assim é o paradoxo da escolha. A nossa campanha mostra com ironia fina como todos nós passamos pelo mesmo drama na hora de escolher. O que quer que seja. Mas esse drama não existe na hora de escolher o biscoito Minueto”.
f+e/cyranos explora o paradoxo da escolha em campanha institucional do biscoito Minueto

Em campanha bem-humorada, a f+e/Cyranos lança sua primeira campanha para a marca Minueto.
Quando a diversão deixou de ser uma ferramenta da publicidade?

A publicidade é uma poderosa ferramenta de comunicação e, por ela, são refletidos os momentos de uma época. Mas, em um mundo de multiplataformas e funções, a propaganda pode, muitas vezes, ocupar um lugar de interruptora de algo e não mais de prendedora de atenção.
Assim como qualquer outro mercado, o profissional de publicidade aprende sobre algumas regras para uma peça, como por exemplo, a marca precisar aparecer nos primeiros cinco segundos da produção, usar pessoas famosas para gerar maior audiência, ser séria em tempos difíceis etc, mas para os sócios da f+e/cyranos Fernanda Antonelli e Edu Lima, as regras só servem para colocar todo mundo no mesmo lugar.
Ex-Wieden+Kennedy, Edu Lima e Fernanda Antonelli abrem a f+e/cyranos no Brasil

Fernanda Antonelli e Eduardo Lima, ex-executivos da Wieden+Kennedy São Paulo, abrem uma unidade da rede de origem espanhola independente Cyranos no Brasil. Com o nome f+e/cyranos, os dois publicitários se uniram em sociedade ao fundador da rede, o criativo Leandro Raposo, que iniciou a Cyranos em 2012 e hoje já conta com bases em Barcelona, Madri e Buenos Aires, e cerca de 60 colaboradores.
Ex-diretora-geral e ex-diretor-executivo de criação da W+K SP, Antonelli e Lima estavam há um ano afastados do mercado publicitário, quando deixaram a agência em setembro de 2021 após a crise com a repercussão negativa de filme desenvolvido pela W+K para o Festival do Clube de Criação, que culminou com a saída dos executivos e também de Renato Simões, que formavam a trinca de liderança na época.
“Ocorreu uma falha no sistema. Erros acontecem, mas não configuram ou resumem quem se é. É preciso transformá-los em aprendizado, e reafirmação de crenças, como a de que líderes devem assumir responsabilidades e defender sua equipe”, declararam Antonelli e Lima sobre o episódio. Segundo eles, nesse intervalo, “cultivaram a vida intelectual, cultural, familiar e pessoal e, desde o início do ano, se dedicaram à construção da f+e/cyranos”.
Como sócios majoritários da f+e/cyranos, a proposta de Fernanda Antonelli (CEO) e Edu Lima (CCO) é a de criar trabalhos que sejam menos interrupção e mais entretenimento. “Ser uma boutique criativa pautada pela criatividade estratégica e por relações mais horizontais e propositivas”.
A agência começa a operação com um cliente inaugural, o Santander, e conversas com outras marcas, “mas nada que possa ser comunicado neste momento”. Além disso, está contribuindo em trabalhos internacionais para Coca-Cola e Unilever. “A relação da agência com o resto da rede será de camaradagem e companheirismo, pautada por admiração intelectual e o respeito mútuo”.